Nesse momento o mundo todo está enfrentando um período desafiador, devido os impactos do Coronavírus na saúde e economia. Em meio a esse contexto de crise, empresas que possuem uma cultura digital têm melhores condições de se manter no mercado, pois vão utilizar técnicas de marketing digital para sobreviver à pandemia.
É essencial estar presente nas redes sociais, pois quem não é visto não é lembrado! Sendo assim é o período ideal para investir em marketing digital, com o intuito de manter sua marca presente na mente dos seus consumidores e, além disso, buscando se destacar no mercado para aumentar a quantidade de clientes.
Isolamento social e mudança de comportamento do consumidor
O isolamento social gerou mudanças no comportamento do consumidor, que devido à quarentena fica mais presente nas mídias sociais.
Em conversa no Marketplace Live Edition 2020, Sérgio Chereneski, coordenador de planejamento de mídia da GhFly, afirmou que o “consumo digital aumentou consideravelmente no período do Coronavírus” e que só a Exame confirmou um aumento de 40% nas compras pela internet.
Serviços de entrega, supermercados e farmácias online, home office, videoconferência, ensino EAD e segurança pública são os setores considerados de oportunidade. No entanto, mesmo que sua empresa não faça parte desses setores, é essencial repensar estratégias e mudar seu investimento para o marketing digital, pois as pessoas estão nesse momento muito presentes nas mídias sociais e mesmo depois da crise ainda estarão lá.
Encarar a crise como oportunidade
Toda crise deve ser encarada como um momento de oportunidade, sendo o contexto perfeito para as empresas mostrarem seu lado humano, sem oportunismo. A situação pede que as marcas fiquem de olho no brand e nas métricas.
“Como estamos observando, muitas empresas estão fazendo ações solidárias em prol da humanidade. Para quem atua em segmento com ligação direta ou indireta com as áreas de saúde, transporte, higiene, remédios ou equipamentos hospitalares, é o momento de pensar como pode dar sua contribuição e, ao mesmo tempo mostrar para todos que a sua empresa está engajada nessa luta e ajudará como for preciso”, afirma Diego Martins – CEO da Inside Sales.
Uma alternativa interessante é antecipar as vendas dos produtos que sua empresa oferece, através de cupons para serem utilizados depois da quarentena, ou oferecendo algum tipo de bônus que o consumidor poderá usufruir após esse período. Essa é uma dica para as empresas que não estão vendendo seus produtos ou serviços nesse momento, como bares, academias e hotéis.
Estratégias para sobreviver à crise
É essencial utilizar o poder das plataformas digitais, se mostrando presente nos canais onde os consumidores estão, além disso, é interessante buscar meios de destacar os benefícios dos produtos que sua empresa oferece e repensar todas as estratégias de marketing, visando atrair consumidores novos e investindo nos clientes que já se tem. Veja 4 dicas de como sobreviver a essa crise.
1- Mude a parte operacional do seu negócio
Outra estratégia importante é modificar a parte operacional da sua empresa, investindo em serviços de entrega, como o Delivery para facilitar o acesso do consumidor a seus serviços e produtos.
2- Faça com que seu site seja ainda mais visto!
Para manter sua marca presente na mente dos consumidores, deve-se utilizar das mídias sociais. E para isso é importante ter um site moderno, responsivo e que seja alimentado de forma periódica com conteúdos relevantes e atraentes. Uma forma de garantir essa visibilidade é manter um bom posicionamento nas páginas de buscas do Google.
Sua empresa tem um blog? E está sempre atualizado?
3- Invista no SEO e mantenha os clientes que você já tem!
É importante nesse momento reter os clientes que você já tem, e para isso deve-se manter um contato frequente com eles. Para isso existe a automação de marketing que é considerada uma estratégia barata e eficaz quando o objetivo é relacionamento. Dessa forma a automação é utilizada para enviar mensagens personalizadas e contextualizadas por e-mail para seus clientes e, assim potencializar seus resultados.
Outra estratégia é ter um melhor posicionamento, nas primeiras páginas de busca do Google, pois quando o consumidor estiver buscando algum termo ligado ao seu produto, vai encontrar sua marca facilmente. Dessa forma é preciso investir no SEO com as principais palavras-chave do seu segmento de mercado, como: “Restaurante de comida japonesa Uberlândia”.
4- É necessário avaliar os resultados
Você deve avaliar as vendas, número de leads gerados entre outros indicadores de desempenho. Pois dessa forma será possível compreender onde deve investir ou não.
Nós do Sou Mineiro Digital, estamos preparados para auxilia-lo nesse momento de pandemia!